sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Animais Extintos parte 2

Segunda parte da matéria sobre os 15 animais extinto nos últimos 20 anos.


6- Poʻouli — 2004



Mesmo ainda sendo listada tecnicamente como "criticamente em perigo", esta espécie de pássaro do Havaí pode ser considerada extinta desde 2004, já que nenhum representante foi encontrado na natureza nos últimos anos.

Muitos apontam que o principal motivo dessa extinção foi a aparição de espécies não nativas no ecossistema havaiano — o que causou o declínio dessa espécie de pássaro e um desequilíbrio na natureza.


7- Mariana Mallard — 2004



Esta espécie de pato foi considerada extinta em 2004, mas o último par desses animais foi vistos na natureza ainda em 1979. A perda de habitat — ocasionada pela drenagem de pântanos para a agricultura e pelos danos na natureza trazidos pela Segunda Guerra Mundial — foi o principal motivo que causou o declínio desta espécie, que era encontrada em apenas três ilhas do Pacífico.


8- Íbex-dos-pirenéus — 2000



A última representante desta espécie de mamífero foi morta em 2000 por uma árvore que caiu sobre ela. Ainda assim, os cientistas tentaram manter a linhagem viva, realizando, em 2009, a criação de um clone. Este, no entanto, morreu ainda pequeno por complicações nos pulmões.



9- Tigre-de-java — 1994



Esta subespécie de tigre vivia em Java, uma ilha da Indonésia. Ainda em 1984, um representante dela foi morto, mas, até 1993, os cientistas não conseguiram encontrar qualquer outra evidência de que esses tigres ainda estavam por lá. Aparentemente, a principal causa da extinção foi a perda de habitat ocasionada pela agricultura da região.




10 - Pica-pau-bico-de-marfim — 1994



O último Pica-pau-bico-de-marfim foi visto na natureza em 1940. Desde então, há vários relatos de pessoas que já avistaram esses pássaros. Além disso, uma gravação de áudio de 2002 causou uma grande alvoroço entre cientistas e aficionados, que passaram a procurar aves dessa espécie — aparentemente, o som era de um pássaro bicando uma árvore. Apesar de algumas pistas promissoras, a ave permanece oficialmente extinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário