Viemos agora falar de algo sério. O ser humana está destruindo todo o planeta. Algo precisa ser feito. Muitos ficam apreciando os dinossauros que são animais que foram extintos a milhares de anos, mas algumas espécies de animais sumiram da face da Terra em menos de 20 anos.
Então viemos apresentar em 3 partes os 15 animais que sumiram da face da Terra nos últimos 20 anos.
1- Tartaruga gigante de Galápagos — 24 de junho de 2012
O Lonesome George (ou George, o Solitário) viveu por, aparentemente, um século. Um bom tempo ao considerarmos que George estava habitando Galápagos tranquilamente no período de duas guerras mundiais. A parte triste da história, no entanto, está no fato de que ele foi o último de sua espécie.
Quando vivo, o animal chegou a ser considerado uma das criaturas mais raras do mundo, especialmente por não ter tido filhos ou outro indivíduo conhecido de sua subespécie — e é possivelmente daí que vem o apelido “solitário”.
2– Rinoceronte-negro-do-oeste — 2011
Vítima da caça desenfreada — apesar dos esforços de ambientalistas e de leis de proteção —, a subespécie de rinoceronte-negro foi oficialmente declarada extinta em 2011. Além disso, as outras três subespécies de rinocerontes-negros restantes também estão criticamente em perigo.
3– Mergulhão-de-alaotra — 2010
Um lago em Madagascar foi, até 2010, o lar da espécie de um pequeno pato de mergulho. No entanto, a perda de habitat e a predação por peixes carnívoros de espécies não nativas extinguiu os mergulhões-de-alaotra.
4- Foca-monge-das-caraíbas — 2008
Os representantes dessa espécie foram caçados extensivamente durante os séculos 1700 e 1800, especialmente pela gordura desses animais ser utilizada como óleo para lâmpadas e máquinas. O último exemplo da foca-monge-das-caraíbas foi visto com vida em 1952, mas foi apenas em 2008 que essa espécie passou a ser considerada oficialmente extinta.
A extinção dessas focas também significa o desaparecimento de uma espécie de inseto que só vivia dentro do nariz desses animais aquáticos.
5– Golfinho baiji — 2006/2007
Declarada extinta em 2006, a espécie do chamado golfinho baiji voltou a ser considerada "funcionalmente extinta" em 2007. Tal categorização ocorreu depois que um vídeo capturado há cinco anos apresentava o parecia ser um animal dessa espécie. No entanto, mesmo se houver apenas uma dessas criaturas vivas, outros não vão nascer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário