05 de novembro, anarquia, conspiração da polvora, hackers, Harry Potter e parlamento inglês. O que tudo isso possui em comum? A resposta é Guy Fawkes! também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico.
A graphic novel V de Vingança, com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd, possui influências da "Conspiração da Pólvora". Um personagem que utiliza o codinome V e que utiliza uma máscara inspirada no rosto de Guy Fawkes, tenta promover uma revolução na Inglaterra fictícia (totalmente dominada pelo facismo e a população aterrorizada e sofrida) onde é ambientada a graphic novel. A explosão do parlamento inglês também era objetivada, buscando-se concretizar, de certa forma, os planos da conspiração da pólvora. Mais tarde sendo transformado em filme.
A saga Harry Potter: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, no primeiro capítulo, a história é explicitamente citada quando dois locutores de televisão, ao anunciarem uma chuva de estrelas observada anormalmente no céu, atribuem a sua origem a uma provável comemoração antecipada da Noite das Fogueiras; e em Harry Potter e a Câmara Secreta, no capitulo doze, uma fênix é chamada de Fawkes.
A mesma face do Fawkes usada no sucesso de V de Vingança, também é usado por um grupo hacker (Anonymous), para passar sua ideia que para liberdade total o sistema precisa ser destruído para um melhor ser erguido. Agora ficou clara a ligação entre eles?
Nenhum comentário:
Postar um comentário