sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O HOBBIT com 75 aninhos



Já vai sair o filme, porém o livro completa hoje (21 de setembro de 2012) 75 anos!

Os jovens já vão pegar uma versão cinematográfica da obra “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien. Uma trilogia na verdade, com efeitos especiais de ponta, efeitos 3D e tudo o mais que um arrasa-quarteirão americano tem à oferecer.

Mas saiba que, à algumas décadas atrás, a única maneira de viajar junto a Bilbo Bolseiro e Gandalf, o Cinzento, através da Terra Média era lendo-se o livro “O Hobbit” e mergulhando nas aventuras de suas páginas.






Pois é: em 21 de setembro de 1937, a obra do velho mestre Tolkien era lançada pela primeira vez ao grande público sob os selos de “Leitura infanto-juvenil” e “Fantasia”. Foi escrito para os filhos de Tolkien que usa uma linguagem simples e muitas vezes o narrador põe a falar diretamente com o leitor, para criar atenção. Desde o primeiro momento, o livro despertou a curiosidade de novos e velhos leitores e foi aos poucos se tornando um grande sucesso.

Em críticas especializadas, chegou-se a comparar “O Hobbit” com clássicos de Lewis Carroll como “Alice no País das Maravilhas” – comparação esta que Tolkien dispensou e desaprovou. O autor de “As Crônicas de Nárnia” e amigo de Tolkien C.S. Lewis chegou a escrever uma boa crítica que dizia:

“A verdade é que neste livro uma série de coisas boas, nunca antes unidas, chegaram juntas: um fundo de humor, uma compreensão de crianças, e uma fusão feliz do erudito com a compreensão de mitologia do poeta… O professor deu um ar de não inventar nada. Ele estudou trolls e dragões em primeira mão e os descreveu com essa fidelidade que é equivalente a oceanos de simplista ‘originalidade’”

Hoje, “O Hobbit” já ganhou a cultura pop de várias maneiras. Graças ao trabalho do diretor Peter Jackson na trilogia “O Senhor dos Anéis” para o cinema, as obras de Tolkien ganharam ainda mais destaque no Universo Pop/Nerd. Games, músicas, quadrinhos… muitas foram as formas de homenagear (e capitalizar) o tema.


Confira a música escrita pela banda “Blind Guardian” para a obra:



E aqui, um trailer da tão falada primeira parte da nova trilogia para os cinemas:
Bom, se com tudo isso dito você ainda não leu o livro com o conto original, está esperando o que? Vá logo para uma livraria ou biblioteca e prepare-se para o filme viajando nas páginas deste clássico da literatura fantástica. Não haverá um só minuto de arrependimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário