domingo, 9 de setembro de 2012

Há vida em outro planeta?

No início de agosto de 2012, a Sonda Curiosity da NASA pousou em Marte após uma viagem de oito meses. E a agência espacial já anunciou que pretende mandar mais uma sonda para explorar o planeta vermelho em 2016. O pouso da sonda foi um grande passo para a história da astronomia e da humanidade, mas não foi o único fato importante na história recente da ciência.´



Em dezembro de 2011, a Agência Espacial Americana confirmou a descoberta do primeiro planeta localizado na zona habitável de uma estrela parecida com o Sol. O planeta está sendo chamado de Kepler-22b e tem cerca de 2,5 vezes o tamanho do raio da Terra. Cientistas estão incertos quanto à composição do planeta, mas a descoberta foi um passo a mais na busca por um planeta gêmeo da Terra.

O assunto gerou euforia durante a reunião anual da Associação de Astronomia dos Estados Unidos. O novo telescópio espacial Kepler, da Nasa, e diversas novas pesquisas estão centrados no mesmo objetivo de responder a pergunta: estamos sós?



“Pela primeira vez, há otimismo de que em algum ponto em nosso tempo de vida vamos chegar à resposta para isso", afirmou Simon Worden, astrônomo e chefe do Centro de Pesquisa Espacial Ames, da Nasa. "Eu apostaria que não estamos sós, que há um monte de vida”, complementou Worden.

Worden dirige o centro que controla o telescópio Kepler, especializado literalmente em caçar planetas. O telescópio possui um fotômetro capaz de medir o brilho de mais de 100 mil estrelas simultaneamente. Qualquer sinal de perda de brilho pode significar um planeta passando diante da estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário